
Coral do Cecune abriu o evento
Em grande estilo - AFRO - encerrou, no dia 23 de novembro, o evento “Liga da Canela Preta: consciência negra no futebol”, homenagem da NOVA "Liga" à histórica Liga da Canela Preta (1911),numa grande Quizumba na Casa do Gaúcho no Parque da Harmonia de Porto Alegre, em comemoração ao 20 de novembro.

Senador Paulo Paim prestigiou a mostra de Wilson Tiberio, que teve a presença do sobrinho do artista José Armando Tiberio e curadoria de Oliveira Silveira
A noite teve mostra da obra de Wilson Tiberio, apresentações artísticas do Coral do Cecune, Raízes d'África, Cláudia Quadros e Marco Farias, entrega de troféus e homenagens a jogadores históricos e muita dança ao som das bandas RS Samba, Virô Zuera e Art Popular. O encerramento da V Quizumba foi realizado pela escola Imperadores do Samba.

Raízes d'África, dramatização e música

Cantora Cláudia Quadros
com o maestro Marco Farias no teclado
O 2º Jogo da Consciência Negra, que teve sua primeira edição em 2006, efetivou-se no torneio de futebol amador no dia 10 de novembro, no campo do Banespa em Porto Alegre, quando iniciou o evento envolvendo os grandes times Gloriense Ipiranga, SER Assis, Manchester, Banda da Saldanha e Farinhada da NOVA “Liga”. No dia 17 de novembro, a FINAL contou com um amistoso entre os times Veteranos do 45 e Ser Assis. Os times Nossa Alegria e Mocidade participaram da arquibancada, junto com os familiares e amigos, que curtiram o som do Pagode do Andaraí.

Eliane Souza e Luiz Santos, vice-presidente do Farinhada

Eliane Souza e Boca, vice-presidente do Gloriense
O campeão do torneio foi o time Farinhada, com vantagens de empate. "O Farinhada sente-se muito honrado em participar desse evento da NOVA 'Liga', que mostra que os negros sabem se organizar e promover uma grande reflexão com toda a comunidade.", destaca Luiz Santos, vice-presidente do Farinhada.. O time Gloriense foi o vice-campeão. Na Quizumba, receberam os troféus das mãos da ativista Eliane Almeida de Souza, presidenta do IAFRA, que fez o cerimonial do evento.

André, Paim e Eliane
Em 1911, a Liga "Nacional" de Football Portoalegrense, conhecida como a Liga da Canela Preta, foi criada na Colônia Africana de Porto Alegre em contraponto à liga dos não-negros, que impedia jogadores descendentes de africanos de participar dos grandes torneios oficiais.

Ex-ponta-esquerda Jayme Moreira da Silva, 92 anos, que jogou no time 8 de Setembro, da histórica Liga da Canela Preta, em 1939.
Nas décadas seguintes, grandes atletas negros fizeram história. Na V Quizumba, foram homenageados os jogadores históricos Florindo (Flávio Pinho), zagueiro famoso do Internacional, e Breno Mello, do Renner (Porto Alegre), Santos (SP) e Fluminense (RJ). Breno Mello também atuou nos filmes Orfeu do Carnaval (de Marcel Camus), entre outros. Também foi homenageado o jogador Flávio (Luiz Flávio da Silva Nascimento, in memorium), do futebol de salão, que estava representado pelo sobrinho Jéferson Nascimento. Na ocasião, o artista plástico brasileiro, gaúcho e porto-alegrense Wilson Tiberio (in memorium), também foi reverenciado e estava representado pelo sobrinho José Armando Tiberio.

Jéferson Nascimento, Breno Mello, Florindo, José Armando Tiberio
O evento “Liga da Canela Preta: consciência negra no futebol” é realizado pela Associação Negra de Cultura , pelos times de futebol amador da NOVA "Liga" e o Instituto de Beleza "Pérola Negra", em parceria com várias organizações do movimento social negro, a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), entre outros órgãos governamentais e entidades. Os organizadores já planejam o 3º Jogo da Consciência Negra, para 2008.

Assessoria de Paulo Rogério
possibilitou a trasparência na
Prestação de Contas do evento
QUIZUMBA PRESTIGIADA
A Quizumba V, parte do evento Consciência Negra e Liga da Canela Preta, além dos homenageados presentes e da importante visita do Senador Paulo Paim, foi prestigiada por vários nomes especialmente significativos: Maria Conceição, de Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras, Elaine Oliveira Soares e Simone Cruz, da ACMUN - Associação Cultural de Mulheres Negras sendo Elaine também do CNPIR (o conselho da SEPPIR/PR), José Francisco dos Santos, presidente da Sociedade Floresta Aurora, Walter Calixto Ferreira, que é o conhecido alabê Borel, o Sr. Luiz Carlos Vieira Farias e esposa Eloá Silva, ativista social na Restinga, Adriana Souza, assessora pedagógica da SMED, e outras tantas pessoas que abrilhantaram especialmente a festa cultural.
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Evandoir Carvalho dos Santos,
Oliveira Silveira e
Ruth Maria Pires Diogo, da ANdC;
Marcelo Assis Machado, do SER Assis;
Luís Roberto Garroni, do Manchester;
Ubirajara Carvalho Rodrigues, do Gloriense/Ypiranguinha;
Euclides Rita e Zezéh, do Instituto Pérola Negra.
COLABORAÇÃO:
Maria Cristina Ferreira dos Santos,
Paulo Rogério e
Getúlio Peres.
ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO: Sátira Machado.